domingo, 22 de setembro de 2013

O Niilismo e a semente da dúvida


Conheça a filosofia do Niilismo 


Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) é considerado como sendo dos maiores filósofos contemporâneos.
É, muito provavelmente, também das figuras mais icónicas do Livre Pensamento, que usou para criticar duramente o anti-semitismo, o cristianismo, o budismo, o socialismo, a democracia, a concepção de Deus, Martinho Lutero, Sócrates, Aristóteles, entre outros.
Mas no entanto as suas obras são extremamente relevantes a nível histórico,cultural e filosófico, e as suas citações são usadas inúmeras vezes.

Estas suas obras são enquadradas no Niilismo, a filosofia de Nietzsche que ainda hoje não é totalmente compreendida e onde existem grandes divisões entre os seus significados.
Mas, basicamente, podemos dizer que o Niilismo é um conceito filosófico que se encaixa em diversas áreas contemporâneas desde da sociedade às letras, e um movimento que se enquadra no cepticismo grego, mais tarde também seguido por Descartes, onde a pessoa deve duvidar de tudo, desde das coisas mais básicas às mais complexas, mas também reconhecer que esta perguntas, na sua maioria, não têm resposta.
Segundo o próprio Nietzsche existem dois tipos de Niilismo:

  • O Niilismo passivo: a dúvida do Homem é constante, mas no entanto esta é uma forma mais livre e individual de Niilismo que cada pessoa segue individualmente.

  • O Niilismo activo: o que Nietzsche seguia: é praticamente igual ao passivo, mas o individuo deve revogar aos conceitos criticados por Nietzsche como os referidos acima.


Acerca do Cartoon:
O cartoon acima é já bastante conhecido na Internet: trata-se de Nietzsche visto como matreiro visto que segundo o Niilismo ele implantou a "semente da dúvida" duas vezes: quando a outra pessoa fica a pensar se a ideia é a mais estúpida ou a melhor, e quando ela fica a reflectir sobre este assunto, visto que, segundo o Niilismo,esta pergunta não tem resposta.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário