quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Torre do Tombo: Um edifício que evoluiu com Portugal

Dantes o seu nome oficial era apenas Arquivo Geral do Reino, mas entrou a República, saiu a monarquia, e o nome popular tornou-se o oficial e temos agora o Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Tombo que vêm da palavras tómos da qual deriva "tomo" significando um pedaço de um todo, ou um pedaço de papiro; era esta palavra que denominava uma torre do Castelo de São Jorge (a original Torre do Tombo) na qual o arquivo esteve instalado durante uns impressionantes 477 anos num período desde de 1378 até 1755 o que faz do Arquivo Nacional uma das instituições portuguesas mais antigas em actividade. 

Em 1755 dá-se o Terramoto/Incêndio/Maremoto que destrói grande parte do que na altura era a zona mais metropolitana de Lisboa, afecta também o Castelo obrigando a que os Arquivos sejam movidos pela primeira vez em toda a sua História (como um conjunto, visto que já tinham havido e haveriam posteriormente  grandes alterações na colecção durante a Dinastia Filipina, a Guerra da Restauração, as Invasões Francesas, a fuga da Corte para o Brasil e durante a Guerra Civil).

É agora o Mosteiro de São Bento hoje conhecido como Palácio de São Bento local onde o Parlamento se reúne, até à construção de um edifício-sede na Cidade Universitária de Lisboa onde se instala no ano de 1990, após ter passado 235 anos em São Bento.
A Torre do Tombo preserva documentos como o Tratado de Alcanises

De 1997 até 2006 o edifício dependia do Ministério da Cultura, mas hoje está integrado na Direcção-Geral de Arquivos.

Ocupando uma área de 54 900 metros quadrados de terreno, o edifício tem uns impressionantes 100 quilómetros de prateleiras. No exterior o edifício possui uma aparência moderna e minimalista com a excepção de oito gárgulas com diferentes significados:




Fontes:
http://bit.ly/1NFxA94
http://bit.ly/1FiHw5F
http://bit.ly/1NFxA94
http://bit.ly/1Kj7Qtd

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário