Sobre



O Luso Carpe Diem é uma ONG (Organização Não Governamental) de natureza secular e apartidária que se expressa por diversos meios sendo o oficial e principal o blog de mesmo nome.

Por missão:
Divulgar artigos de natureza cientifica, filosófica, histórica e reflexões sobre estes pontos de vista.
Promover a liberdade e a pluralidade de pensamento, o cepticismo e a reflexão filosófica sobre as várias disciplinas do saber, entre o público geral, lusófono, nacional e internacional.

Por valores:
O Livre pensamento
O Classicismo
A União Lusófona

Por visão:
Ser um veiculo livre e independente de transmissão de conhecimento a nível nacional, lusófono e internacional, sendo um espaço para o livre debate e opinião.
Tornar-se uma organização de referência para promover e divulgar artigos de Conhecimento influenciando a sociedade lusófona. 

Por filosofia:
O livre-pensamento e o racionalismo são as filosofias defendidas pela organização como as melhores formas de pensamento da sociedade em termos gerais.

Defesas:
Embora o Luso Carpe Diem não assuma na maioria dos assuntos uma opinião ou que tome uma posição oficial enquanto organização, existem casos em que tomas determinado lado, justificando esta posição:

Independência do Tibete: A Favor. O Tibete é uma nação milenar, que permanece ocupada pela China desde 1959 devido à política pacifista nacional. Hoje os Tibetanos que não fugiram e permanecem na região são obrigados a falar chinês, são proibidos de falar a sua própria língua, proibidos de escrever com o seu próprio alfabeto, proibidos de hastear a sua verdadeira bandeira nacional, ou de usar os seus próprios símbolos ou de professar a sua religião. Os que se opuseram a estas regras são considerados pelo Governo Chinês como "terroristas" e são feitos presos políticos, normalmente estas 'ameaças à segurança' não passam de monges que criam exercer os seus próprios costumes. Estes são postos em prisões onde são obrigados a passar fome até à sua morte a menos que a família ou voluntários lhe paguem comida. Os tibetanos são vítimas de colonialismo e de genocídio cultural, pelo que devem contar com todo o apoio internacional para restabelecerem a sua própria soberania.
Sugestões de Leitura: http://bit.ly/1rZsgCP

Introdução à Página Principal:
   
1. Artigos em Destaque - Aqui verá expostos na forma de um slideshow os principais artigos do blog, dos últimos a serem escritos. Sempre que existe um artigo digno de reconhecimento poderá vê-lo de imediato.
2.Artigos - Artigos longos, curtos, imagens, citações ou só pequenos textos serão mostrados nesta secção.
3.Cabeçalho - Aqui encontrará tudo sobre o Luso Carpe Diem e as nossas iniciativas.
4.Busca Personalizada - Onde poderá procurar mensagens ou temas específicos.
5.Índice Temático - Todas as mensagens já escritas estão aqui organizadas por tema.